Montepio Geral reabilita com a fiscalização da PL
O Montepio Geral, através de um dos seus fundos imobiliários, é proprietário dos icónicos edifícios da Avenida do Brasil, projetados pelo Arq.º Jorge Segurado. Trata-se de um património de relevo na construção do início dos anos 60 do século passado e um dos mais conhecidos exemplos da escola modernista em Lisboa, indo ao encontro dos desígnios da “Carta de Atenas”.
A PL, com longa tradição de colaboração com o Montepio Geral, está a fazer a fiscalização desta obra de reabilitação, tendo como funções o controlo de qualidade, a verificação do desenvolvimento do Planeamento, Controlo de Custos e interligação entre os moradores e restantes entidades, tentando mitigar os incómodos que uma intervenção destas acarreta necessariamente aos habitantes durante o período da obra.
Dada a idade avançada dos edifícios (cerca de 60 anos), apesar de manterem a sua atualidade em termos arquitetónicos, necessitaram de reabilitação nos revestimentos exteriores e nos fornecimentos de comodidades, tais como água, energias e telecomunicações. Também ao nível das drenagens de águas pluviais e domésticas se justificou uma intervenção com o intuito de garantir o bom funcionamento dessa infraestrutura.
Nos famosos azulejos amarelos de revestimento da fachada, cuja renovação por substituição de cerca de 40% se revelou necessária, houve o cuidado de utilizar azulejos da mesma fábrica dos originais, cujo amarelo tem o nome de fabrico “amarelo do Montepio”.
A obra decorrerá durante seis meses tendo encontrado alguma dificuldade no seu desenvolvimento, dada a pluviosidade elevada que se tem registado nos últimos ois meses em Lisboa. Simultaneamente a Junta de Freguesia está a realizar obras de melhoramento na zona envolvente dos edifícios, com remodelação dos espaços verdes e intervenção ao nível dos passeios e do estacionamento.
Prevê-se a conclusão dos trabalhos para o final de Julho próximo.